SEU LOGOTIPO: a real importância da marca nos negócios muito bem sucedidos. Confira este riquíssimo texto! | Eatlogos Logotipos | Criação | Logomarca

Fonte: Seu Logotipo: a real importância da marca nos negócios muito bem suced | Eatlogos Logotipos | Criação | Logomarca

Logos são um aspecto crítico, imprescindível do marketing de negócios. Como a principal representação gráfica da empresa, um logotipo ancora a marca de uma empresa e se torna a manifestação mais visível da empresa no mercado-alvo. Por esta razão, um logotipo bem projetado é uma parte essencial da estratégia de marketing global de qualquer empresa sem o qual põe à deriva qualquer investimento em divulgação, significando perdas financeiras para o seu negócio.


 Identidade da marca

Os logotipos são a principal componente visual da identidade de marca global de uma empresa. O logotipo aparece em artigos de papelaria, sites, cartões de visita e publicidade. Este é o nosso trabalho construindo logotipos e sites de qualidade, reconhecidos e elogiados por todos os nossos clientes sem exceção; confira nestes links: www.eatlogos.net e www.domsites.com.br Por essa razão, um logotipo premium, expressivo e bem-projetado pode contribuir para o sucesso do negócio, enquanto um logotipo fraco (barato/standart/cópia) pode implicar em perdas de investimento em divulgação e desligar potenciais clientes. No entanto, um logotipo deve sem bastante coerente com outros aspectos da apresentação visual de uma empresa: Nenhum logotipo, no entanto bem concebido, pode ficar bem quando cercado por elementos gráficos contraditórios ou fontes pouco legíveis. É por isso que um logotipo é a unidade básica de uma identidade de marca maior que inclui as fontes da empresa, cores e diretrizes de design nos documentos.

 Objetivo

Os logotipos corporativos destinam-se a ser o “rosto” de uma empresa: são exibições gráficas da identidade única de uma empresa e, através de cores e fontes e imagens, fornecem informações essenciais sobre uma empresa que permite aos clientes se identificar com a marca principal da empresa. Logos também são uma forma abreviada de se referir à empresa em publicidade e materiais de marketing; Eles também fornecem um ponto de ancoragem para as várias fontes, cores e opções de design em todos os outros materiais de marketing de negócios, sejam banners para web ou papelaria como cartões, folder ou papel carta.

 Princípios de design

Os logos bons devem ser originais e compreensíveis aos clientes potenciais. Embora haja uma infinidade de opções de cor, elementos visuais e tipografia, em geral, um logotipo deve ajudar a transmitir algumas informações sobre a empresa, ou ser concebido de uma forma que dá algum sentido sobre a empresa ou a sua indústria. Por exemplo, empresas de ponta e empresas de tecnologia tendem a ter logotipos angulares para transmitir velocidade, enquanto as empresas orientadas a serviços têm logotipos arredondados para fornecer um senso de serviço e confiança.

Retorno sobre Investimento

À medida que os consumidores conhecem, gostam e confiam em uma marca específica, eles são mais propensos a responder positivamente a encontros sucessivos com um logotipo – potencialmente levando a aumento de vendas ou melhor compartilhamento de mente no mercado-alvo. Além disso, um logotipo bem projetado implica um grau de profissionalismo e competência que ajuda a dirigir novos clientes potenciais em direção ao seu negócio, retornando seus investimentos e agregando valor, mais e mais a cada dia à sua marca, o que é uma parte do que se refere ao Branding ou em linguagem simples: Branding é uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento com o objetivo de alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca. É a valorização da marca da Sua Empresa.

 Erros comuns

As pequenas empresas geralmente iniciam sem o devido planejamento, e na maioria da vezes desconhecem o valor de uma marca e de um bom logotipo prestando atenção insuficiente ao seu tamanho e posicionamento adequados e cercando-os com materiais – incluindo clipart (desenhos repetitivos e muito copiados)- que competem com eles visualmente.

 A dica é seguir seu coração na escolha da imagem/arquétipo que vão representar sua marca. Evite conselhos diversos de pessoas que as vezes entendem muito de um segmento ou até aconselhamento administrativo, mas não são Designers de marca especificamente.

 Evite recriar diferentes tipos de logotipos para fins específicos (por exemplo, papel timbrado e cartões de visita) ou ter versões similares, mas não idênticas, para fins de impressão e online. Uma identidade deve ser única e bem planejada desde sua concepção. E por fim, sinceramente evite trabalhos baratos, tudo na vida quando bem feito, dá muito trabalho e tem o seu valor. 

 Fontes, pesquisa e revisão: www.eatlogos.net/El Cid – Designer, Publicitário, Escultor, Ilustrador, quadrinista e Escritor.

ElCid